CONHEÇA NOSSO BLOG
30Jan
Adoção de cães filhotes

O que você precisa saber sobre cães filhotes antes de adotar um?

Compartilhe!

Olá, leitor! Hoje, quem está no comando do Blog do Bob são os papais dele. Falaremos sobre um assunto muito importante para a vida do animalzinho: adoção. Para que esta ação seja eficiente para o bem-estar do cãozinho é fundamental que os adotantes conheçam a melhor forma de educar os cães filhotes. Afinal, diversos cuidados devem ser destinados a eles durante os primeiros anos de vida. Continue a leitura deste artigo para conhecer quais fatores podem colaborar para a educação do seu cãozinho!

3 condições interessantes dos cães filhotes

Os cães filhotes são muito fofinhos, não é verdade? Por essa razão, muitas pessoas acabam adotando esses filhotinhos antes mesmo de saber quais cuidados devem ser tomados. Até porque não basta apenas fornecê-los água e comida, mas sim muito amor e atenção. Apenas assim poderão ser educados para que quando chegarem à idade adulta apresentem um bom comportamento.

Achamos importante destacar que um ponto crucial para entender mais a fundo o comportamento do seu animalzinho é conhecer bem a raça a qual ele pertence. O Bob, nosso doguinho, por exemplo, é um Shih Tzu. Uma característica dele é ser bastante confiante e autêntico. Algumas pessoas, até mesmo, nos dizem que ele é engraçado.

Veja, na sequência, tudo o que é fundamental saber sobre os cães filhotes.

1- Sociabilidade

Em primeiro lugar na nossa lista de características dos cãezinhos está a sociabilidade. Assim como nós, seres humanos, os doguinhos também precisam manter o nível de sociabilidade estável. Em outras palavras, isso quer dizer que no período de 0 a 3 meses o ideal é permitir que seu cãozinho viva muitas experiências. De tal forma, evitar que ele entre em contato com outros cães ou não interaja com muitas pessoas pode prejudicar o desenvolvimento.

Destacamos que a sociabilidade deve atuar como uma forma de desenvolver a auto-segurança do animalzinho. Portanto, é importante prezar por deixá-lo vivenciar situações agradáveis, visto que na hipótese contrária diversos traumas poderão ser originados. Tenha paciência e tente compreender o tempo do seu animalzinho.

2- Adestramento

É uma falácia acreditar que o cãozinho só pode ser adestrado depois que atingir a idade adulta. Em geral, quando os adotantes perceberem que os cães filhotes não estão atendendo às regras, como fazer xixi no local indicado, já pode ser um bom momento para iniciar o procedimento.

Contudo, caso o adestramento seja necessário, é fundamental que os papais criem uma aproximação maior com os filhotinhos. Assim, eles se sentirão mais dispostos às novas atividades e menos “obrigados” a exercê-las. Ou seja, tudo fluirá de maneira natural.

3- Saúde

Por último, mas não menos importante que os pontos tratados anteriormente, estão os cuidados com a saúde dos cães filhotes. É de suma importância lembrar que estes devem ser iniciados desde os primeiros dias de vida. Lembre-se que quando a saúde é priorizada, diversas doenças podem ter quadro revertido ou, até mesmo, ser evitadas.

Uma dica significativa, neste sentido, é conceder todas as vacinas ao seu animalzinho. Elas irão ajudá-lo a criar resistência, tendo em consideração que aumentam os anticorpos no sanguinho dele. Aliado a isto, adaptá-lo a uma alimentação rica em proteínas e minerais eficientes para seu crescimento será crucial.

Gostou do artigo que produzimos para você sobre os cães filhotes? O Bob montou um cardápio especial e planos de dieta que podem ajudar a tornar seu cãozinho mais forte!

Não deixe de conferir outros artigos, no Blog do Bob, com conteúdo exclusivo para você. Lá estão:

Posts Recentes Tags