CONHEÇA NOSSO BLOG
02Ago
Cachorro com pelo falhado sofre de alopecia canina

Alopecia canina: veja um guia completo sobre a doença

Compartilhe!

Oi, amigo humano! Tudo bem? Aqui é o Bob! Deixa eu te fazer uma pergunta: você sabia que os pelos dos cãezinhos caem mais durante o verão? Isso ocorre de forma natural, afinal outros pelos surgem novinhos no inverno. No entanto, se você detecta a queda de pelos em excesso fora desse período é importante ficar atento, pode ser o caso de alopecia canina. Isso aconteceu recentemente com a minha aumiga Layla Melyssa, uma yorkshire, e com meu aumigo Dudu, um pinscher muito atrevido, mas pode ser comum a todos os doguinhos. Entenda mais a respeito do tema neste artigo!

O que é alopecia canina? Saiba os sintomas, causas e tratamento!

Alopecia canina é a doença que pode ser caracterizada como uma espécie de “calvície” em cães. Em vista disso, é quando a perda de pelos ocorre de maneira patológica.

O que difere a alopecia da queda de pelos fisiológica?

Tanto os humanos quanto os cães podem sofrer queda de pelos fisiológica. Essa, por sua vez, pode ocorrer em função do envelhecimento da pele ou do próprio folículo. Contudo, é essencial atentar-se a uma diferença: a perda de pelos fisiológica não é acompanhada de outros sintomas enquanto a alopecia pode apresentá-los.

Sintomas da alopecia canina

  • Prurido (coceira intensa);
  • lesões na pele;
  • descamação;
  • áreas alopécicas (sem pelos);
  • rarefação pilosa (perda do volume de pelos).

Caso seu cãozinho apresente algum desses sintomas, é indicado que você o leve ao veterinário, ok? Isso vai ajudar a garantir o bem-estar dele!

Causas da alopecia em cães

As causas da alopecia canina podem ser relativas às doenças do pelo ou desequilíbrio do organismo do seu animalzinho. Dessa maneira, entre as causas mais comuns estão:

  1. ação de bactérias e fungos;
  2. estresse ou ansiedade;
  3. deficiência hormonal;
  4. pulgas, carrapatos e sarnas;
  5. falta de nutrientes;
  6. condição genética – caso dos Chihuahuas e Buldogues, por exemplo;
  7. lambidas e mordidas em uma região.

Tratamento

Alimentação rica em nutrientes e uso de medicamentos indicados pelo veterinário formam o tratamento da alopecia em cães. Assim, você vai garantir que o sistema imunológico do seu cãozinho fique forte para resistir à doença ou controlá-la.

Escolha a alimentação natural para seu cãozinho!

Gostou do artigo? Meu cardápio tem várias de alimentação natural para o seu cãozinho. Cuide da alimentação dele!

Sobrou alguma dúvida ou deseja pedir uma das opções que oferecemos? Entre em contato com a nossa equipe! Estamos à disposição para atendê-lo!

Muitos lambeijos! Até a próxima!

 

 

Posts RecentesTags