CONHEÇA NOSSO BLOG
12Nov
Atividade física para cães: na imagem, um cachorro se divertindo correndo atrás do seu brinquedo.

Quais são os benefícios da atividade física para cães?

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Aqui é o Bob! Tudo bem? Assim como você, nós, doguinhos, podemos apresentar distúrbios comportamentais que podem resultar em problemas de saúde quando deixamos de nos movimentar. Por essa razão, se seu “aumigo” apresenta alguns sintomas a exemplo de coceiras, latidos em excesso e agressividade é preciso recorrer à atividade física para cães. Quer saber quais são os benefícios dessa prática? Continue a leitura deste artigo que preparei para você!

6 benefícios da atividade física para cães

A prática de atividade física para cães é extremamente vantajosa. Com ela, nosso corpinho se torna capaz de produzir uma série de hormônios e neurotransmissores, como a endorfina, que contribuem para a sensação de bem-estar. Algo legal que sempre gosto de lembrar, é que elas também proporcionam que os cães estreitem os laços com seus pais. Ou seja, quando são lançadas na nossa corrente sanguínea, provocam a ligação afetiva.

Quando a atividade física é associada à alimentação de qualidade, rica em nutrientes, são encontrados muitos benefícios. A seguir, separei uma lista com 6 deles!

1- Fortalecimento dos ossos, músculos e articulações

Nem preciso dizer que os doguinhos adoram correr, não é? Quando nosso corpo entra em movimento, o organismo é o principal favorecido! Não pela corrida, em si, mas sim pela descarga elétrica que é enviada para diversas partes do nosso corpinho. Ao final dessa operação, o resultado é o fortalecimento de ossos, músculos e articulações.
Com os músculos tonificados podemos alcançar uma velhice mais saudável e ficamos mais aptos para as atividades cotidianas.

2- Combate ao estresse e à depressão

Tal qual a atividade física é recomendada para humanos em situação de estresse e depressão, para os doguinhos também! Se espera que com a atividade física para cães, nós possamos apresentar um comportamento natural, sem quaisquer distúrbios. Aqui, posso afirmar que não só eu, mas todos os catiorríneos adoram caminhadas ao ar livre, pega-graveto e outras brincadeiras que fazemos ao ar livre!

3- Melhora da capacidade cardiorrespiratória

Com a prática de exercícios de físicos, nós também podemos apresentar melhoria no que diz respeito à capacidade cardiorrespiratória. Esse fator, no entanto, depende muito da quantidade e regularidade da prática. Quando existe uma rotina, é possível alcançar o ganho de mais fôlego sem que se consuma muita energia de uma só vez.
Uma atividade física para cães que ajuda com questão da respiração correta em épocas quentes é a natação. Ela contribui para que o aumigo se divirta enquanto realiza a inspiração e expiração para se manter em equilíbrio.

4- Manutenção do peso ideal

Vocês sabiam que a obesidade também é uma realidade entre os cães? Por vezes, pode estar ligada à má alimentação, mas também ao sedentarismo. Nesta perspectiva, a atividade física para doguinhos auxilia na diminuição da gordura visceral. Desse modo, ela consegue ser capaz de regular um peso ideal de acordo com o porte do cão. Os cães da minha raça, Shih Tzu, por exemplo, podem alcançar até 8kg.

5- Humor mais estável

Como eu disse anteriormente, a endorfina e os demais hormônios, nos deixam mais alegres. Por conta disso, conforme praticamos atividade física para cães com regularidade somos capazes de manter a sensação de satisfação por mais tempo. De igual modo, podemos atingir um nível de humor mais estável e menos variações emocionais.
Acho que aqui é válido destacar que um cãozinho mais feliz tende a ser mais obediente. Fica a dica!

6- Estímulo dos instintos

Conforme nós, os cães, quando praticamos algum exercício físico, nossa capacidade de reação também é estimulada. Assim, além de mais dispostos também podemos redobrar nossa capacidade de concentração e atenção. Portanto, os doguinhos que têm o costume de fazer corridas ou caminhadas, por exemplo, atendem melhor aos comandos dos humanos.

Curtiu entender mais um pouco sobre os benefícios que a atividade física pode trazer para os cãezinhos? Gosto de lembrar que nós não conseguimos obter a energia necessária sem que tenhamos uma alimentação balanceada no dia a dia. Por isso, optar por uma alimentação natural é o melhor recurso!

Lá no meu blog já falei sobre diversos assuntos! A importância dos animais de estimação para crianças, como manter a alimentação saudável para cães e outros estão lá esperando por você!

Até mais! Lambeijos!

Posts RecentesTags