CONHEÇA NOSSO BLOG
20Mar
cães transmitem o novo coronavírus

Afinal, os cães transmitem o novo coronavírus?

Compartilhe!

Olá, aumigos! Aqui é o Bob! Hoje eu vou falar sobre um assunto bem delicado, mas que é primordial termos conhecimento nesse momento. O COVID-19 chegou ao Brasil e deixou rastros: população aflita, Governo declarando estado de emergência, ruas vazias… Por se tratar de um vírus altamente contagioso, surgiu uma dúvida preocupante: os cães transmitem o novo coronavírus? É isso o que eu vou explicar neste artigo! Continue a leitura e veja.

Cães transmitem o novo coronavírus: mito ou verdade?

O coronavírus faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias agudas. Em geral, existem 7 cepas (mutações genéticas) de coronavírus humanos, mas o COVID-19 é uma mutação nova. No entanto, devemos focar no seguinte: ele é um vírus exclusivamente humano, ou seja, não contamina cães!

E o cão que atestou positivo para coronavírus?

Um cãozinho da raça Lulu da Pomerânia foi diagnosticado com uma baixíssima carga viral do coronavírus no seu organismo. O caso aconteceu em Hong Kong, na China. Sua mãe, uma chinesa infectada, foi o vetor do vírus. Esse vírus não vai se manifestar em forma de sintomas e também não vai replicar a doença a outros animais ou seres humanos.

Coronavírus canino

É válido ressaltar que existe um coronavírus específico das espécies dos cães, o chamado coronavírus canino. Ele não é uma zoonose, logo, não é capaz de infectar outros animais ou seres humanos. Então, sim, a máxima de que os cães transmitem o novo coronavírus às pessoas é falsa!

A boa notícia é que existe uma vacina contra o coronavírus canino. A imunização deve ser feita na primeira vacinação e reforçada anualmente.

Contaminação

O coronavírus canino ataca, principalmente, a nossa parte gastrointestinal. Por isso, o contágio se dá de forma fecal-oral, ou seja, é preciso que o cão tenha contato com as fezes do animal contaminado para se infectar. Caso o doguinho seja vacinado, ele não irá ser contagiado.

Sintomas

Os cãezinhos infectados com a coronavirose apresentam dois sintomas: vômito e diarreia com sangue. Após um período de incubação de 24 a 36 horas, os sintomas começam a aparecer. Portanto, caso haja qualquer um desses sinais, nós devemos ser levados ao veterinário imediatamente!

Cuidados com seu doguinho

A afirmação de que os cães transmitem o novo coronavírus não é verdadeira, ok. Mas, mesmo assim, é preciso que os papais de pet tomem alguns cuidados no dia a dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), é recomendado que a pessoa contaminada com COVID-19 não tenha contato próximo com seu cãozinho. Isso porque ela pode espargir o coronavírus sobre a pelagem do animal e transmitir a outro ser humano. Da mesma forma como ocorre a contaminação por objetos, por exemplo.

Além disso, os cães não devem utilizar máscaras cirúrgicas. Eles podem ficar mais irritados.

Agora você já sabe a verdade sobre a frase “os cães transmitem o novo coronavírus”! Para evitar a contaminação com o coronavírus canino, é importante redobrar a atenção com os alimentos ingeridos. Um cardápio de alimentação natural para cães pode fazer toda a diferença no fortalecimento do seu sistema imunológico! Portanto, fique atento!

Este artigo foi útil para você? Confira o blog do Chef Bob! Lá, existem conteúdos ricos em informação para você. Veja:

Até a próxima!

Posts RecentesTags