CONHEÇA NOSSO BLOG
02Out
Descubra porque o cão não come mais ração

Seu cão não come mais ração? Descubra o que fazer!

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Tudo bem? Aqui quem fala é o Bob. Já faz tempo que não te vejo! Estava com saudades.

Então, nessa semana eu e meu amigo Floquinho estávamos numa auversa sobre um assunto sério para doguinhos: alimentação. Como você já deve saber, sou especialista nesse quesito e, por isso, sempre relembro a necessidade de nos adaptarmos a uma dieta saudável. Ele me disse que está tendo muita dificuldade para comer ração como antes, afinal tinha muita fama de comilão. O alertei sobre essa mudança poder ter diversas explicações.

Se o seu cão não come mais ração, assim como o Floquinho, neste artigo falarei sobre alguns motivos que podem estar causando essa dificuldade e quais ações tendem a fazer diferença. Ficou curioso? Acompanhe meu raciocínio até o final!

Cão não come mais ração? Veja quais são os possíveis motivos!

1- Redução da palatabilidade

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, nós doguinhos somos capazes de sentir o paladar das coisas que ingerimos. A ração é um item que não possui palatabilidade, que envolve textura, sabor e odor, alta. Em função disso, reduz a estimulação do apetite para este alimento.

2- Comprometimento da saúde

Quando o cão não come mais ração, ele também pode estar dando alertas de que há algo de errado com a saúde dele. Embora a ração seja uma opção bem vista para a alimentação dos doguinhos, ela é rica em conservantes, aromatizantes e corantes. Por conta disso, pode gerar desconforto após a ingestão ou, até mesmo, reações alérgicas.

É válido ficar atento, pois qualquer incômodo deste nível tem a chance de comprometer a vontade de se alimentar deste item.

3- Idade

A idade também está entre os possíveis motivos para o cãozinho rejeitar a ração. Conforme o doguinho vai envelhecendo, o nível de apetite vai diminuindo. Inclusive, há um tempo determinado para a troca de ração neste caso.

4- Estresse

O estresse é uma das causas que levam os cãezinhos a terem perda de apetite. Observe se o seu doguinho tem passado por situações que provoquem esta sensação.

O que pode ser feito para que o cãozinho se alimente normalmente?

Dica 1: eduque-o

Vamos lá, se o seu cão não come mais ração e nenhum dos motivos acima se encaixa no perfil dele, cabe a você, papai ou mamãe, tomar as rédeas da situação. Isso é, entenda a necessidade de alimentação do seu cão, fator que sofre variação de acordo com o porte, raça, tamanho e peso. Faça a restrição da porção de alimentos sem que sobre excedente na vasilha dele até a próxima refeição. Marque horários apropriados para a alimentação.

Dica 2: separe um ambiente agradável

Uma das razões que impediam meu aumigo Floquinho de comer era um ambiente conturbado. Ele não conseguia se concentrar na comida e ficava distraído com outros estímulos que estavam ao redor. À vista disso, faça o contrário com seu cãozinho. Diminua a quantidade de estímulos próximos à vasilha dele e deixe-o se alimentar com calma.

Dica 3: aumente a palatabilidade

Como falei, a palatabilidade tem associação aos aspectos químicos e físicos de um alimento. Sendo assim, é capaz de reduzir ou aumentar a preferência canina por uma dada comida.

A alimentação natural é fundamental para aumentar a palatabilidade. A redução da quantidade de condimentos industrializados contribui para garantir saúde mais estável do animalzinho e assegurar que ele possa ingerir maior variedade de alimentos. A junção destas duas características eleva a palatabilidade, além de reduzir a carência de nutrientes.

Dica 4: leve-o ao veterinário

Por fim, se em hipótese alguma o cão não come mais ração é de suma importância que ele seja examinado por um especialista. Desta maneira, você impede possíveis doenças que não sejam tratadas dentro do prazo devido.

Escolha uma dieta natural para o seu cãozinho com o Chef Bob!

Se o cão não come mais ração, faça a tentativa de inserir a dieta natural na rotina dele. Rica em proteínas e nutrientes especiais para ele, será capaz de reverter o baixo apetite. Já separei um cardápio de opções naturais exclusivo. Veja se ele combina com seu pet!

Para mais informações, entre em contato comigo pelo site. Será um prazer lhe atender e tirar dúvidas!

Continue lendo sobre temas relacionados a este em meu blog. Veja:

Muitos lambeijos!

Até a próxima!

Posts Recentes Tags