CONHEÇA NOSSO BLOG
30Jan
cão roendo unha

Cão roendo unha? Entenda o que pode estar causando esse comportamento!

Compartilhe!

Olá! Aqui é a mamãe do Bob. Há um tempo, eu percebi um comportamento estranho no meu doguinho: ele estava mordendo as patas com frequência. Você também está presenciando o seu cão roendo unha? Eu vim aqui hoje para te ajudar!

Neste artigo, falarei mais sobre os motivos que levam um cãozinho a roer unha. Fique atento às informações para saber como identificar a causa em que seu doguinho se enquadra. Leia o artigo até o final!

Cão roendo unha: 4 motivos que causam esse comportamento!

Os cães roem unha por muitos motivos. Quando é algo casual, não há motivo para se preocupar. Agora, se o comportamento se repete com frequência, pode ser um indício de que algum problema de saúde está acometendo nosso amiguinho.

Em casos mais graves, o animal se fere a ponto de causar feridas e machucados na região. Portanto, é preciso ficar atento!

Eu, como uma mãe de pet preocupada com a saúde e o bem-estar dos animais, resolvi te alertar acerca do assunto. Na sequência, separei as principais razões que levam um doguinho a roer suas unhas. Confira!

1- Unhas compridas

Unhas demasiadamente grandes são um dos principais motivos pelos quais os cães tentam roê-las. Elas causam dor ao caminhar e podem ficar agarradas em objetos. Além de causar desconforto, essa situação provoca irritação nos doguinhos e os induz a tentar quebrá-las para aliviar o incômodo.

As unhas dos cães precisam ser cortadas com certa frequência: uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Portanto, sempre verifique o tamanho das unhas do seu pet. Um bom sinal de que já é o momento certo de apará-las é prestar atenção no animal enquanto ele caminha. Caso as unhas façam barulho ao tocar o chão, chegou a hora de cortá-las!

2- Tédio

Cão roendo unha pode ser sinal de puro tédio! Assim como os humanos, os doguinhos também precisam se distrair, passear e brincar. Caso eles não sejam estimulados à prática de exercícios e brincadeiras, provavelmente irão gastar sua energia roendo as unhas.

Nesse caso, o ideal é oferecer brinquedos específicos para roer. Por exemplo: ossos, sejam eles naturais, veganos ou de nylon. Por outro lado, você também pode induzi-lo à distração de outras formas, com brincadeiras e jogos para pets. O que importa é tirá-lo do tédio!

3- Ansiedade

O comportamento compulsivo do cão roendo unha pode ter embasamento na sua saúde mental. Assim como nós, os cães também sofrem de distúrbios psicológicos. Entre eles, o mais comum é a ansiedade. Geralmente, essa condição crônica é motivada por mudança de rotina, períodos solitários e outras situações estressantes.

Quando um doguinho se sente ansioso, é provável que ele comece a roer as unhas para aliviar a tensão mental. Recomenda-se que você procure imediatamente um veterinário ou etólogo (profissional especialista em comportamento animal).

4- Alergias

As reações alérgicas são muito comuns em cães. Geralmente, elas são causadas pelo contato do animal com substâncias alérgenas, como mofo e pólen, ou por conta de algum alimento que o doguinho ingeriu.

Em alguns casos, as alergias caninas causam coceira nas patas, fazendo com que o cãozinho roa suas unhas na tentativa de amenizar a irritação. Por vezes, eles acabam se machucando e causando ferimentos.

Lembre-se: somente um veterinário pode fazer um diagnóstico preciso e indicar as melhores formas de tratamento para seu pet que rói unha.

Vamos cuidar dos nossos melhores amigos de quatro patas!

Gostou de saber mais sobre os motivos que levam um cão a roer suas unhas?

No Blog do Bob você encontra outros conteúdos interessantes sobre vida, saúde e curiosidades dos doguinhos. Confira!

Posts RecentesTags