CONHEÇA NOSSO BLOG
31Ago
Vemos uma veterinária e um cachorro. Conheça a dirofilariose canina e como prevenir!

Dirofilariose canina: entenda a doença do verme do coração

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Tudo beleza? Aqui, é o Bob! Nesta semana iniciamos a primavera e sabe o que isso quer dizer? A próxima estação é o verão! Sol, calor, mar, praia e muitos, muitos mosquitos. Por isso, separei este artigo para que a gente possa conversar um pouquinho sobre a dirofilariose canina, doença que pode acometer seu cãozinho durante a estação mais quente do ano. Leia-o até o fim para conferir as dicas de prevenção. Aplique-as desde agora, ok? Assim, seu cãozinho fica livre de complicações no futuro!

O que é dirofilariose canina?

A dirofilariose canina é uma doença causada pelo Dirofilaria immitis, um agente que é semelhante à lombriga. Ele se hospeda no coração dos cãezinhos quando chega na fase adulta. Dessa maneira, trata-se de uma doença parasitária capaz de causar sérios danos ao coração, vasos sanguíneos e pulmões do seu grande amigo.

Como funciona o ciclo de transmissão da dirofilariose canina?

A dirofilariose pode ser transmitida por mosquitos de diversas espécies, o que inclui o Aedes aegypti – que também é transmissor da zika, chikungunya e dengue. Entenda o passo a passo do ciclo de transmissão da doença abaixo.

  1. O ciclo de transmissão é iniciado quando o mosquito pica o hospedeiro infectado e ingere as microfilárias de Dirofilaria immitis encontradas no sangue do animal.
  2. O desenvolvimento das larvas no tórax do picador vai depender da temperatura. Sendo assim, pode ser que ele se torne um hospedeiro intermediário dentro de 14 dias.
  3. Na sequência, o mosquito pica o cão saudável, onde as larvas são depositadas no tecido subcutâneo e muscular. No período aproximado de 5 dias elas já se tornam jovens.
  4. Após cerca de 100 dias da picada, as larvas chegam ao coração do cão, alojam-se no ventrículo esquerdo e nas artérias pulmonares. Por fim, chegam ingressam em idade reprodutiva e liberam novas microfilárias no sangue do hospedeiro.

De acordo com os especialistas, a infecção da dirofilariose canina só chega na corrente sanguínea periférica no período de 6 a 8 meses depois do primeiro contato com a infecção. Antes disso, é possível verificar a doença por meio de exame de análises clínicas.

Sintomas, tratamento e prevenção da dirofilariose canina

Sintomas

A doença do verme em cachorro provoca:

  • tosse crônica;
  • fraqueza;
  • perda de peso;
  • dispneia (respiração rápida e curta);
  • intolerância ao execício – cão caminha pouco e fica cansado rapidamente;
  • taquipneia (respiração acelerada).

Tratamento

O diagnóstico da doença pode ser feito em exames como hemograma, urinálise, radiografia torácicas e outras. Dependendo da gravidade da doença, os médicos veterinários indicam adulticidas e microfilaricidas. Devido ao risco de efeitos adversos, o ideal é que o tratamento seja realizado com observação do médico veterinário de sua confiança.

Além disso, lembre-se de oferecer alimentação balanceada para seu cãozinho ao longo de todo tratamento. É importante, também, que ele beba bastante água. Isso vai contribuir para gerar resposta imunológica de maneira mais rápida.

Prevenção

Como falei lá no início, o ideal é que a prevenção contra o verme do coração seja iniciada antes mesmo do período de maior reprodução de mosquitos. Desse modo, não deixe de levar seu cãozinho às consultas periódicas com o médico veterinário para ele ser constantemente avaliado. Algo que também funciona como uma boa dica é usar coleiras que ajudam a impedir picadas de mosquitos. Por fim, oferecer alimentação saudável para pets também reduz os riscos e garante que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas.

Escolha o Chef Bob!

Gostou de conhecer mais a respeito da dirofilariose canina? Somos referência em alimentação natural para cães no Rio de Janeiro.

Neste mês de setembro de 2021 estamos com duas promoções imperdíveis para você aproveitar:

  1. Na compra de 3 petiscos, o 4º sai de graça*.
  2. Kit degustação + 2 petiscos (1 petisco sai de brinde para seu pet!)

Para mais informações, entre em contato com a minha equipe.

Muitos lambeijos!

*promoção não acumulativa.

Posts RecentesTags