CONHEÇA NOSSO BLOG
04Mar
Conheça as melhores frutas para gatos

Frutas para gatos: conheça as 7 melhores opções e quantidade ideal

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Aqui é o Bob. Hoje eu vim falar sobre um alimento muito gostoso: frutinhas. Todo mundo sabe que nós doguinhos adoramos comer frutas, mas pouca gente sabe que os gatos também amam. E melhor ainda: elas fazem muito bem à saúde dos felinos! Neste artigo, ajudarei você, papai ou mamãe de pet, a incluir esse item na dieta do seu gatinho. Na sequência, falarei sobre as melhores opções de frutas para gatos, a quantidade ideal e os benefícios de cada uma delas. Acompanhe!

Os benefícios gerais das frutas para gatos

Os gatos são animais carnívoros, logo, precisam se alimentar de proteína animal, como carnes. Para complementar a dieta e torná-la mais rica em nutrientes, é possível adicionar outros alimentos de vez em quando.
Se você ainda está em dúvidas sobre o poder das frutas para gatos, fique atento! Eu fiz questão de separar os principais benefícios de oferecer frutas para o seu felino. Veja:

Hidratação

Como muitos papais de pet já sabem, os gatos não bebem tanta água. As frutas têm uma alta porcentagem de umidade, logo, oferecem uma hidratação extra para os felinos, principalmente no verão.

Além de garantir a hidratação, as frutas ajudam os gatinhos a se refrescarem nos dias mais quentes.

Nutrição

As frutas são ricas em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Por isso, os gatinhos podem comer quase todas as frutas, embora algumas sejam mais recomendadas do que outras. Geralmente, essa recomendação varia conforme a composição do alimento.

O ideal é optar pelas frutas que têm menor teor de açúcar e maior porcentagem de vitaminas e minerais.

7 melhores frutas para gatos e seus nutrientes

Lembre-se: é importante respeitar a dose diária de cada item na dieta. Afinal, as frutas geralmente têm grande quantidade de açúcar na sua composição e podem causar problemas de saúde nos gatos caso sejam consumidas em excesso. A seguir, confira nossa lista de melhores frutas para gatos.

1- Melão

O melão é uma fruta composta quase que inteiramente por água. Por isso, é uma opção ideal para o seu gato durante os meses mais quentes. Além disso, o melão é fonte de vitaminas A, B e C, que ajudam na redução de problemas inflamatórios.

2- Melancia

Assim como o melão, a melancia também possui grande quantidade de água na sua composição — 92% da fruta é água. Além de ser fonte de vitaminas A, B e C, ela é rica em potássio, ajudando a melhorar as funções musculares dos felinos.

3- Morango

O morango é uma excelente fonte de vitamina C para os gatinhos. Ademais, é rico em antioxidantes, cálcio, fibra e potássio. Logo, agrega os seguintes benefícios: fortalece o sistema imunológico e melhora o processo digestivo. Por ser uma fruta mais cítrica, deve ser oferecida com cautela e bom senso pelos papais.

4- Pera

A pera tem muita água, é super refrescante e serve como fonte de vitaminas A e C. Por isso, é uma das melhores frutas para gatos. Entretanto, ela costuma ter mais açúcar do que outras opções — é necessário ter um cuidado maior ao oferecê-las aos gatinhos.

5- Maçã

A maçã apresenta alto teor de fibras, vitamina C, cálcio e minerais. Além disso, ajuda a regular o trânsito intestinal graças às suas propriedades digestivas. É indicada para gatos obesos ou acima do peso, pois ajuda a melhorar o metabolismo do bichano.

6- Manga

Sem dúvidas, a manga é uma das melhores frutas para gatos. Isso se deve ao seu alto teor de vitaminas A, B e C, fibras e minerais.

7- Banana

A banana é rica em potássio, porém também apresenta alta quantidade de açúcar e carboidrato em sua composição. Por conta disso, deve ser oferecida em pequenas doses e intervalos maiores de tempo.

Dicas e cuidados ao oferecer frutas para gatos

  1. As frutas não podem ocupar mais de 5% da dieta do gato. Ela deve ser composta, em sua maior parte, por carne e peixe;
  2. ofereça as frutas como recompensa ao gatinho — o ideal é fornecer pequenas quantidades de frutas de tempos em tempos;
  3. remova caroços, sementes e cascas grossas de todas as frutas antes de oferecê-las ao seu gato.

Ofereça alimentação natural de qualidade ao seu pet!

As frutas fazem parte de uma dieta de alimentação natural para pets. Se você deseja adotar esse estilo mais saudável para a vida do seu gatinho, conte conosco!

A equipe do Chef Bob é especialista em criar cardápios personalizados e nutritivos para cães e gatos. Nossos alimentos são 100% naturais e sem conservantes. Além de refeições prontas, oferecemos petiscos salgados e doces, alguns inclusive feitos com banana.

Entre em contato conosco e peça já as comidinhas do seu melhor amigo! Caso prefira, fale conosco através do nosso WhatsApp.

Gostou deste artigo? No Blog do Bob você encontra mais conteúdos interessantes sobre gatos. Confira:

Até a próxima!
Muitos lambeijos.

Posts RecentesTags