CONHEÇA NOSSO BLOG
23Jun
Cachorro bebe água durante a hidratação canina

Hidratação canina: qual a quantidade de água ideal para cães?

Compartilhe!

Oi, amigo humano! Como vai? Aqui, mais uma vez, é o Bob! Hoje, o assunto é tão sério quanto todas as outras vezes: hidratação canina. Me lembro bem que no início do ano cheguei a escrever aqui sobre pelagem de cães e um dos tópicos que destaquei foi o ato de oferecer água para seu aumiguinho. Agora, vou me aprofundar nesse assunto para te ajudar a mantê-lo longe da desidratação e, assim, deixar a vida dele muito melhor. Ficou curioso? Prossiga a leitura para saber tudo sobre o assunto!

Hidratação canina: existe diferença entre cães filhotes e adultos?

Bom, a primeira dúvida que vou esclarecer sobre a hidratação canina é que ela não pode ser administrada de igual forma para cães adultos e filhotes. Assim como a alimentação saudável também possui esta distinção, a hidratação também é feita de maneira diferenciada.

Abaixo, separei os doguinhos filhotes e adultos para que você possa entender melhor sobre como funciona a hidratação correta de cada um. Confira!

Cães filhotes

A introdução de água para cães filhotes deve ocorrer a partir da terceira semana de vida do animalzinho. Antes disso, o recomendável é que ele seja hidratado apenas por meio do leite materno. Sendo assim, a água está inclusa no desmame.

É importante que seu filhotinho receba a quantidade de água ideal para que a hidratação e nutrição, provenientes do aleitamento materno, sejam mantidas após o desmame. Afinal, no momento em que o leite é substituído por comida indicada para doguinhos, a água será o principal componente que contribuirá para o processo digestivo.

Desta maneira, um cão filhote precisa receber meio copo d’água a cada duas horas. Mas, lembre-se que este número pode variar em função do porte, idade e peso.

Cães adultos

Como você já deve saber, a rotina de cães adultos é completamente diferente dos filhotinhos. Por isso, quando falamos em hidratação canina para os doguinhos mais velhos, a ideia é outra. A variação do nível correto de ingestão de água, neste caso, é feita pautada em:

  • peso;
  • atividade;
  • idade;
  • tipo de alimentação.

No geral, os especialistas afirmam que um cão adulto saudável precisa ingerir de 30 ml a 50 ml de água por quilo para manter-se saudável.

Quais fatores podem influenciar a hidratação canina?

Embora existam as questões específicas do animalzinho, como peso, atividade, etc, também são encontrados outros fatores que influenciam a hidratação canina. Veja!

Doenças

Um animalzinho com depressão está mais propenso a ingerir menos líquido. No entanto, outras doenças acionam a necessidade de hidratação para descartá-las o mais rápido possível. Este caso, por exemplo, pode ser visto em infecções no trato urinário e diabetes.

Clima

Em dias de clima mais quente, existe a probabilidade da respiração do seu cãozinho ficar mais ofegante. Esta característica leva, como consequência, ao aparecimento de uma maior necessidade de ingestão de água. Caso seu doguinho ainda seja filhote, fique atento a isso.

Administração de medicamentos

Em alguns tratamentos com medicamentos é comum que sejam encontradas alterações na hidratação canina. Alguns remédios acionam a vontade de beber água, enquanto outros inibem esta função corporal. Veja com o especialista qual é a melhor forma de reverter a situação caso acredite que ela não seja benéfica para a saúde do seu dog.

O que fazer para incentivar a ingestão de líquido?

  1. Deixe as vasilhas sempre em local visível para seu cãozinho;
  2. ofereça água fresca e limpa;
  3. leve uma garrafinha com água nos passeios com o doguinho;
  4. não force atividade física de nível elevado em dias muito quentes;
  5. sempre faça elogios quando ver que seu aumiguinho terminou de beber água.

Alie a hidratação com a alimentação correta para seu cãozinho!

Gostou de ter conhecido mais sobre a hidratação canina? Seu dever como papai ou mamãe de doguinho é aliá-la com a alimentação correta. Assim, você vai garantir que a saúde do seu cãozinho continue andando de vento em popa! Eu preparei um cardápio imperdível. Vale a pena dar uma conferida!

Entre em contato comigo pelo site ou WhatsApp para saber mais dicas sobre como tornar a alimentação do seu cãozinho saudável.

Aproveite para ler os outros artigos aqui do blog. Veja:

Lambeijos! Cuide do seu cãozinho, viu?

Até a próxima.

Posts Recentes Tags