CONHEÇA NOSSO BLOG
12Nov
Higiene básica para cãezinhos: na imagem, um cachorro recebendo cuidados higiênicos.

5 dicas infalíveis de higiene básica para cãezinhos

Compartilhe!

Oi, amigo humano! Como vai? Aqui é o Bob! Essa semana estive pensando no quanto nós doguinhos precisamos de cuidados essenciais com o nosso corpinho. Um aumigo comentou que os pais dele não deixam um dia sequer de conferir as orelhinhas dele. Achei muito legal! Mas e você, também tem o hábito de fazer isso? Essa atitude faz parte das principais dicas de higiene básica para cãezinhos que separei neste artigo! Ficou curioso para conferir quais são as outras? Continue a leitura e veja como ajudar seu cachorrinho a ser mais saudável!

Quais são os processos de higiene básica para cãezinhos?

Tratar sobre higiene básica para cãezinhos é um assunto sério. Nós precisamos desses cuidados para que possamos nos sentir mais confortáveis. Só que para nos manter limpinhos, alguns hábitos precisam ser praticados diariamente enquanto outros já têm intervalos maiores.

Para que você não fique confuso, separei as 5 principais dicas que colaboram com a higiene de nós doguinhos. Veja-as na sequência!

1- Escovação de dentes e pelos

Assim como a escovação dos seus dentes é um hábito diário, o nosso também precisa ser. Se seu animalzinho for um filhotinho, vale ter mais atenção a essa atitude. O que indico é que a ação seja realizada com uma pasta específica para doguinhos. Proceda a aplicação com o dedo indicador, fazendo movimentos circulares. Se seu cãozinho estranhar de primeira, não se assuste. A escovação dos dentinhos é algo que ele vai se acostumar pouco a pouco.

Depois de ter falado sobre a escovação dentária, não posso esquecer dos nossos pelos. Aqui, diferente da anterior, vai depender muito da raça do seu cãozinho. Por exemplo, se ele tiver pelos parecidos com o meu, que sou um Shih Tzu, o legal é que ela seja diária. Somente assim será possível impedir que eles fiquem embolados, o que gera um desconforto imenso.

2- Corte das unhas

Como falamos de pelos, pensei nas nossas patinhas! Você sabia que nós doguinhos, que temos o hábito de passear nas ruas, podemos ter unhas um pouco maiores? Isso acontece devido ao fato do asfalto ser uma forma de “lixa natural”. Ou seja, toda vez que caminhamos com nossos pais estamos, de certa maneira, raspando a pontinha de nossas unhas.

Por conta disso, o recomendado para que a higiene básica para cãezinhos seja realizada corretamente é que o corte seja diferenciado de doguinho para doguinho. Se você caminha pouco com seu aumigo na rua, o ideal é que as unhas dele sejam cortadas a cada 15 dias. Já se costumam passear muito, esse período se estende para uma vez ao mês.

3- Banho

O banho é uma das atitudes essenciais para a higiene básica para cãezinhos! Em oposição à pele dos humanos, a nossa é muito sensível. Além disso, sobre ela existe uma camada de gordura ideal para que nós possamos ficar bem quentinhos e protegidos de doenças. Por isso, o fundamental é que você, doglover, dê banho nos seus doguinhos a cada duas semanas. Nunca se esqueça: o excesso de limpeza pode provocar o desgaste da nossa pele.

Durante o banho, procure proteger os olhinhos e orelhinhas para impedir irritações e demais complicações. Além disso, use apenas os produtos que tenham o pH considerado bom para a nossa pele.

4- Secagem

Você sabia que a secagem pós-banho também faz parte da higiene básica para cãezinhos? Ela precisa ser feita com muito cuidado para evitar queimaduras.
As áreas do nosso corpinho que merecem mais atenção são as patinhas e a parte externa das orelhas. Esses lugares, quando ficam úmidos, são propensos ao acúmulo de fungos, que são capazes de originar complicações graves.

Caso seu doguinho tenha medo de secador, não force-o! Opte por secá-lo com toalhas de banho comuns, o resultado é o mesmo!

5- Limpeza de olhos e ouvidos

A limpeza dos nossos olhinhos são importantes para impedir infecções oculares. O recomendado é que ela seja feita sempre após o banho. É importante aplicar os produtos destinados a esse uso com o apoio de gaze ou algodão.

No caso das nossas orelhinhas, precisam ser mantidas bem secas. Mas, o cotonete é um item indicado apenas para a parte externa. Não se esqueça que, quando utilizado na região interna do ouvido, possibilita ferimentos.

Não se esqueça de visitar o meu blog! Lá já falei sobre a guarda compartilhada do cão, como manter a alimentação saudável para cães, o que fazer quando o animalzinho está estressado e muito mais!

Agora que falei tudo o que tinha separado sobre higiene básica para cãezinhos, me deu uma fome… eu amo o cardápio de alimentação natural para cães! Vou correndo me alimentar!

Lambeijos! Até a próxima!

Posts Recentes Tags