CONHEÇA NOSSO BLOG
01Dez
Entenda os componentes necessários para uma boa nutrição de gatos

Nutrição de gatos: quais os componentes necessários aos felinos?

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Tudo beleza? Aqui é o Bob!

Se você é papai ou mamãe de bichanos certamente já procurou sobre os segredos da nutrição de gatos! Eles, diferente de todas as outras espécies, até mesmo a humana, têm um organismo preparado para receber proteína animal. Essa característica é comum e geneticamente mantida!

Neste artigo, separei tudo sobre o que seu gato precisa para se desenvolver bem e, acima de tudo, saudável! Está curioso? Continue a leitura e aplique as dicas deixadas aqui no seu dia a dia!

Como funciona a nutrição de gatos? Veja os principais componentes!

A nutrição de gatos é menos complicada do que se imagina. Veja bem, como são carnívoros e caçadores natos, naturalmente vivem atrás de uma presa para a alimentação. Por essa razão, a base da alimentação desses animais é a proteína!

Neste sentido, para que possam se manter saudáveis, os gatos devem ser servidos com proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas. Falarei sobre esses componentes na sequência!

1- Proteínas

As proteínas são essenciais no que diz respeito à nutrição de gatos. Elas participam como unidades estruturais dos órgãos e tecidos. Desse modo, desempenham uma função muito importante para os gatinhos, ainda filhotes, e também para os gatos com mais idade.

As proteínas podem ser encontradas nos tecidos, cartilagens, tendões, pele e sangue dos felinos. Logo, devem ser dispostas na alimentação em maior quantidade.

2- Gorduras

Quando em se fala a respeito da ingestão de gorduras na dieta pode parecer controverso, concorda? Mas a questão é oposta! Os gatinhos precisam de gorduras tanto quanto os outros animais. Contudo, para que seja mantida na proporção correta, deve estar abaixo do nível de proteína na alimentação.

Os lipídios e os ácidos graxos dos fosfolipídios, que são gorduras, desempenham importante função nas células dos gatos e contribuem para o aumento das respostas imunológicas.

3- Carboidratos

Os carboidratos são essenciais na nutrição de gatos, pois, embora não sejam elementos dietéticos. Servem como fonte de energia celular. Por essa razão, o entendimento que considera o consumo de carboidratos como a principal causa para sobrepeso é equivocado na condição da existência de um balanço de fontes energéticas, sendo o carboidrato um desses compostos.

Desta maneira, não existe uma quantidade de carboidratos considerada “excessiva” no cardápio de cães e gatos. Contudo, não podem ser esquecidos porque deles surge a maior fonte de glicose dos pets.

4- Vitaminas e minerais

Por último, vitaminas e minerais são nutrientes indispensáveis no que diz respeito à proteção e conforto térmico dos gatinhos. Por isso, não podem ser dispensados no momento da alimentação.
As principais vitaminas que os gatos devem consumir são:

  • vitamina A;
  • vitamina E;
  • vitamina B2;
  • biotina.

Os minerais que os gatos precisam em grande quantidade são:

  • zinco;
  • selênio.

Como garantir a nutrição correta do gatinho? Fale com o Chef Bob!

Gostou de ter conhecido os componentes que participam da nutrição de gatos? Com a aderência do meu plano de dietas no dia a dia, você garante mais saúde para o seu companheiro! Faça um orçamento conosco e garanta que seu gatinho fique devidamente nutrido. A alimentação natural conta com uma série de benefícios!

Veja outros artigos como este em nosso blog. Encontre:

 

Posts Recentes Tags