CONHEÇA NOSSO BLOG
24Jun
megafone do lado da orelha do doguinho para mostrar a surdez em cães

Confira os principais cuidados para lidar com a surdez em cães

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Como vai? Espero que esteja bem. Hoje, acordei meio cabisbaixo devido a uma notícia que recebi. Descobri que uma aumiga de longa data, a Lola, foi diagnosticada com surdez. Fiquei muito encucado em como seriam as mudanças na vida dela daqui pra frente. Pensando nisso, reuni informações relevantes a serem compartilhadas com os tutores sobre surdez em cães neste artigo. Prossiga a leitura para descobri-las!

Quais motivos que causam surdez em cães?

Os principais fatores causadores de surdez em cães são:

  • cães com heterocromia (um olho de cada cor) podem desenvolver surdez por meio da genética — é o caso do cãozinho Pirata;
  • sequelas causadas por parvovirose e cinomose;
  • otite canina;
  • orelhas grandes — que, em geral, provocam mais infecções auriculares;
  • idade avançada;
  • quedas e choques fortes na cabeça;
  • síndrome de Cushing.

Anote aí: 6 sinais comuns da surdez canina!

Em primeiro lugar, para diagnosticar a surdez em cães é preciso estar atento ao comportamento do seu aumiguinho. Se notar alguma inquietação ou incômodo contínuo, leve-o ao veterinário e peça exames.

Agora, você deve estar se perguntando: como posso descobrir que meu doguinho é surdo? Separei uma lista abaixo com os 6 principais sinais da surdez canina. Veja!

  • comportamento agitado e agressivo quando é tocado;
  • latido muito alto;
  • desobediência;
  • cãozinho não atende quando é chamado pelo nome;
  • sono excessivo — analise se barulhos externos atrapalham o sono do seu doguinho;
  • falta de reação aos estímulos com barulho.

Quais cuidados devo ter com cachorro surdo?

1- Treine outros sentidos do cão

A surdez em cães pode causar algumas debilitações, porém pode ser suprida quando aguçamos outros sinais. Por exemplo, invista no treinamento visual, por meio de cores e luzes. Essas ferramentas podem auxiliar no que o animal pode ou não fazer. Os tutores podem investir na brincadeira de buscar a bolinha para que o cão tenha mais noção de espaço.

Além disso, o olfato dos cachorros são bem apurados, estimule a encontrar objetos específicos pelo cheiro. Outra dica importante é estimular os gestos, se o cachorro fez uma ação positiva, faça um carinho, demonstre afeto, peça para ele “dar a patinha” e recompense-o com petiscos.

Esses exemplos são maneiras de aproximação entre o pet e tutor que melhoram a qualidade de vida do animal.

2- Pendure um sino na coleira

Quando decidir passear com seu pet surdo, pendure sempre um sino na coleira dele. Isso permite que você, tutor, possa saber se o seu doguinho está perto ou longe em um parquinho, por exemplo.

3- Jamais aborde o cão por trás

Como já citamos, a surdez em cães deixa o animal mais hiperativo e agitado. Por esse motivo, nunca aborde seu cachorro por trás, ele pode se assustar. Esteja sempre à frente e no campo de visão do seu pet. Busque se aproximar dele com movimentos leves e suaves. Peça que outras pessoas façam isso também.

4- Visita frequente ao veterinário

Alguns tipos de surdez em cães, possuem tratamento com medicamentos e até mesmo com acupuntura para pets. Porém, tudo isso depende do diágnóstico do seu cãozinho. Por isso, não deixe de levar seu aumigo às consultas no veterinário.

5- Promova uma alimentação saudável

Invista em uma dieta balanceada e nutritiva para seu cão. Afinal, uma alimentação saudável, rica em nutrientes, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico do seu pet. Além disso, as substâncias anti-inflamatórias que podem evitar outros tipos de complicações.

Garanta um cardápio nutritivo com as comidinhas do Chef Bob!

Escolha um cardápio de alimentação natural para seu melhor aumigo. Nossas refeições são altamente nutritivas, balanceadas e saborosas.

Entre em contato com a gente e peça já suas comidinhas! Caso prefira, nos chame no WhastApp.

Gostou do conteúdo sobre surdez em cães? No nosso blog do Chef Bob, você encontra artigos que podem ser úteis para mamães e papais de pet! Veja:

Posts RecentesTags