CONHEÇA NOSSO BLOG
30Jan
tratamento para otite canina

3 formas de tratamento para otite canina

Compartilhe!

Olá, amigo humano! Tudo bem com você? Aqui quem fala é o cãozinho mais bonito do Brasil, o Bob.
Hoje resolvi falar sobre um assunto que vários aumigos comentam comigo quando estamos juntos: otite canina. Sabe, os bebês humanos costumam sofrer com esta doença durante os primeiros meses de vida, nós sabemos disso! Agora, quando os cãezinhos não recebem o tratamento devido também podem apresentar diversos sintomas. Como estivemos comentando sobre este assunto ao longo da semana, pensei que seria ótimo deixar umas dicas aqui para você! Prossiga a leitura e veja quais são as possíveis formas de tratamento para otite canina.

Como o tratamento para otite canina pode ser feito em casa?

A principal razão das otites são os banhos. Sim, a higiene dos doguinhos precisa de muita atenção, pois a água pode alcançar partes muito sensíveis do nosso corpinho. É exatamente essa a razão que desencadeia todo o processo que dá origem à otite. A água, quando entra no conduto auditivo tende a ficar instalada e ter dificuldades para ser expelida do local.

Por essa razão, boas práticas na hora da limpeza do seu catiorrinho se tornam uma ótima maneira de prevenir quaisquer pontos que facilitem o processo inflamatório. Lembrei de um detalhe: assim como a inflamação pode ser iniciada em casa, o tratamento para otite canina também poderá ser feito no mesmo espaço. Ficou confuso? Separei alguns destaques na sequência. Veja só!

1- Cuidado no banho

Durante o banho dos cãezinhos é preciso que os papais fiquem de olho por onde a água está passando. Por isso, diferentemente de como os humanos se higienizam, com os cãezinhos a atenção deve ser redobrada na região dos olhos e ouvidos.

Os olhos, tal qual nossas orelhinhas, são muito frágeis. Eles podem ficar irritados quando o shampoo os atinge. Neste caso, recomenda-se uso de soro fisiológico para amenizar a irritabilidade e executar a limpeza até o final.

Por outro lado, com as orelhinhas ainda é necessário ter mais cuidado. Ainda que elas sejam grandes e peludas, como são as dos meus aumigos, não possuem tanta proteção para o conduto auditivo. Este fator faz com que toda água que as alcance possa atingir também as regiões mais profundas. Importante, nesta medida, é optar por formas de impedir esta passagem durante o tratamento para otite canina. Para isso, uma série de objetos podem ser utilizados para colaborar com o processo de higienização. Todos eles são vendidos em pet shops. Uma opção mais barata e bem mais usada são os algodões. Falarei mais sobre eles a seguir.

2- Use o algodão correto para a limpeza

Se o seu doguinho não apresenta quadro de otite ou no caso dele já apresentar, acredito que a escolha do algodão seja uma parte muito importante. Nós cãezinhos não precisamos lavar as orelhinhas para mantê-las limpas e longe de infecções. Basta que nossos papais ou um tio vet faça a limpeza delas com o algodão indicado.

Com toda minha experiência, o que mais vejo falar é que o algodão hidrofóbico é bom para evitar que a água entre em nossas orelhas durante o momento do banho. Portanto, ele auxilia o tratamento para otite canina por não puxar toda água para seu interior. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que ele impede que a água do meio externo chegue até nosso conduto auditivo.

Já o algodão comum, aquele que pode ser encontrado em farmácias comuns, também serve para auxiliar a limpeza. Contudo, a aplicação deste deve ser feita apenas na parte externa da orelhinha. Quando encharcado de qualquer líquido, este não assume o papel de preservar a água fora de partes que possam comprometer a saúde de seu animalzinho.

3- Invista em uma ótima alimentação

Por fim, mas não menos importante, a alimentação é parte superimportante para fazer com que o cãozinho tenha mais resistência. Quando rica em substâncias anti-inflamatórias ela ajuda a reverter todo o processo de otite canina. Portanto, desta forma, também participa do processo de tratamento para otite canina. Não deixe de fornecer ao seu cãozinho as principais fontes de minerais!

Gostou do artigo? Eu separei para você o melhor cardápio de alimentação natural para cães e os planos de dieta eficazes para prevenir todas as doenças!

Em nosso blog, confira outros artigos. Lá estão:

Muitos lambeijos! Até a próxima.

Posts Recentes Tags